Cartagena das Índias, a cidade mais charmosa da Colômbia
Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, a quinta maior cidade do país, é um dos principais destinos da Colômbia.
É uma cidade de contrastes, a cidade amuralhada, com os casarões coloniais e coloridos e os prédios altos e modernos de Bocagrande. Uma combinação incrível do passado com o presente.
Uma cidade romântica que serviu de inspiração para o premiado escritor colombiano Gabriel García Márquez (Nobel de Literatura).
Seu Centro Histórico, a tão famosa Ciudad Amurallada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e posteriormente Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984. Em 2007, suas fortificações e planejamento arquitetônico militar foram declarados como a quarta maravilha da Colômbia.
É uma cidade sedutora, com cores vibrantes, ruelas estreitas, portas ornamentadas, sacadas cobertas de flores e muito calor! Mansões seculares remodeladas em hotéis boutique, restaurantes charmosos, bares descolados, lojas de design, museus, e vendedores de rua insistentes.
Apesar de Cartagena estar à beira-mar, as praias urbanas não merecem destaque. Não espere encontrar aquele mar azul caribenho em Cartagena. As praias da cidade não são bonitas, as melhores ficam longe e muitas exigem passeios de um dia de barco, e mesmo assim não compensa a viagem.
Fui para Cartagena querendo conhecer a cidade amuralhada, não as praias, visto que, o meu próximo destino seria a ilha de San Andrés. As praias mais bonitas de Cartagena ficam afastadas, sendo algumas acessíveis por barco, e vários relatos diziam que o mar é agitado. Li blogs que desaconselham conhecer Islas del Rosario e Playa Blanca de Baru, esta última, muito lotada.
Cartagena é uma cidade para ficar no mínimo três dias, eu só fiquei dois e achei pouco tempo. Só o Centro Histórico, leva um dia, se for corrido, ou dois para conhecer alguns museus.
A partir de abril de 2017 é obrigatório a vacina da febre amarela. Se não tiver o cartão da vacina da Anvisa não tem nem como embarcar. Não precisa de visto nem passaporte, somente RG com foto recente.
Visto
A entrada na Colômbia para os países do Mercosul, pode ser feita tanto com o passaporte quanto com a carteira de identidade, mas atenção: você precisa da carteira de identidade original, em bom estado de conservação e com no máximo 10 anos de expedição. Na hora de viajar pelo Mercosul, só vale o RG original! A Carteira de Motorista não é aceita!
Colômbia não exige visto para brasileiros desde que a viagem seja a turismo e por um período de até 90 dias. Caso você esteja indo a trabalho ou para estudar, o visto deve ser solicitado ainda no Brasil diretamente no Consulado da Colômbia.
Para a maioria das pessoas (por exemplo, do Brasil, EUA, Reino Unido, Europa, Austrália, etc.) ao chegar à Colômbia, recebe uma Permissão de Turismo Temporária de 90 dias (PIP-5) carimbada em seu passaporte. Você tem a opção de estender essa permissão por mais 90 dias até um máximo de 180 dias.
Os cidadãos de alguns países precisam de apresentar um visto de turista, o qual deverão tratar nas embaixadas e consulados da Colômbia no estrangeiro.
Há uma maneira mais fácil de verificar se é necessário visto e aplicar para o país que irá viajar, pelo site abaixo:
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
História
A cidade de Cartagena foi fundada por Pedro de Heredia em 1º de Junho de 1533. Seu nome inicial era “Cartagena de Poniente”, isto para diferenciá-lo de “Cartagena de Levante” na Espanha, ambos com baías similares. Depois foi rebatizada com o nome de Cartagena das Índias.
Em tempos pré-colombianos, Cartagena foi habitada por índios kalamary que causavam problemas a mais de uma expedição colonizadora, que desembarcou em suas praias.
Durante o período colonial, a cidade teve um papel fundamental na administração e na expansão do Império Espanhol nas Américas. Sendo sede de governo e moradia dos vice-reis espanhóis. Foi um dos principais portos nas Américas, além de local para o comércio de escravos oriundos da África.
O ouro e a prata, abundantes na região, eram recolhidos pelos espanhóis e levados para Cartagena, de onde saíam os navios carregados para a metrópole. Então, Cartagena se tornou uma cidade atraente para os invasores ingleses e franceses.
Os conventos, os monastérios e as igrejas eram os principais alvos dos piratas porque guardavam as maiores relíquias. A catedral de Cartagena, por exemplo, começou a ser construída em 1542 e ficou pronta apenas em 1770, por causa dos constantes ataques que a cidade sofria.
O inglês Francis Drake, famoso corsário sob as ordens do Império Britânico, atacou Cartagena das Índias no ano de 1580.
Em reação, para protege-la dos invasores, o rei Felipe II mandou fazer obras de defesa ao redor de Cartagena. A cidade recebeu uma muralha com 24 baluartes e 11 Km de extensão. Também foi construído um conjunto de 18 fortificações na baía.
Mas a obra mais impressionante é o forte de San Felipe de Barajas, que tem 15 mil m2 de área e 70 metros de altura. Começou a ser construído em 1656 e só ficou pronto em 1769. É o maior das Américas, de acordo com os colombianos.
Em 1610, chegaram os primeiros frades da Corte de Penalidades do Santo Ofício da Inquisição, que ampliaram seu poder de repressão e vigilância até o tempo da independência.
A inquisição medieval tradicional foi uma instituição criada pelo papa com objetivo de perseguir os hereges e os erros de fé. O tribunal nas Américas procurava reprimir abusos e práticas heterodoxas, em geral de caráter místico e mágico, além de impedir um retorno do islamismo e do judaísmo ao mundo ibérico. Mais tarde, a principal tarefa seria a de combater heresias reformistas.
Tribunal de Penas do Santo Ofício em Cartagena foi instituído por Felipe III, em 1610. Ali funcionou até o dia 11 de novembro de 1811, sendo reestabelecido temporariamente de 1816 a 1821. O primeiro ato do Tribunal, em Cartagena, é datado ao redor de 1614. Foi voltado contra delitos tais como bruxaria e bigamia, ou seja, práticas não de protestantes, que se definiam pela severidade de costumes, mas sim de criollos e de cristãos novos.
Em várias regiões, a designação de português já valia para que se subentendesse tratar-se de cristão-novo ou de judeu. Português tornou-se em regiões da América hispânica sinônimo de judeu. Na época, a lei espanhola não permitia a presença judaica nas regiões coloniais, estes eram designados como portugueses.
De 1580 a 1635, judeus desempenharam um importante papel no comércio de Cartagena. Entre 1635 e 1645, vários deles foram aprisionados por práticas de judaismo, desaparecendo a comunidade judaica da vida pública.
No final do Século XVIII, foi desencadeada o movimento de independência de Cartagena. Uma das razões foi a Revolução dos Comunardos, uma rebelião contra os impostos excessivos cobrados pela Coroa Espanhola, para financiar suas guerras na Europa.
Cartagena foi a primeira província da Colômbia à declarar sua independência total da Coroa Espanhola, aconteceu em 11 de novembro de 1811, seguida de muitas cidades na Colômbia, Panamá, Equador e Venezuela.
Com a independência da Colômbia, Cartagena perdeu sua magnitude porque as mercadorias da América espanhola deixaram de ser enviadas no mesmo ritmo para a Europa.
Após a construção do canal do Panamá, no início do Século XX, a cidade foi restaurada por comerciantes libaneses, sírios e norte-americanos, que julgavam que ela voltaria a ser um porto estratégico. Eles derrubaram parte da muralha, construíram aterros e pontes e reestruturaram o porto. A população da cidade começou aumentar e as pessoas começaram morar fora das muralhas, assim formando os diferentes bairros da cidade.
Em 1985, Cartagena foi declarada patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco e passou a receber fortes investimentos de grupos internacionais ligados ao turismo.
Hoje, metade da população vive de atividades ligadas ao turismo. Os demais trabalham principalmente em refinarias de petróleo e na indústria pesqueira.
Apesar da importância adquirida com o turismo, o porto ainda é o maior da Colômbia. Exporta café, frutas e alimentos em geral e importa eletrodomésticos.
Quem visita Cartagena hoje encontra cerca de sete quilômetros de muralhas conservadas, algumas das fortificações da baía em ruínas e o forte de San Felipe de Barajas em excelentes condições.
Fontes:
Informações breve sobre Cartagena
Colômbia Aprende
Cartagena conta a história da América, Folha de São Paulo
Quando ir
Faz muito calor o ano todo e a temperatura média é de 27ºC. A umidade aumenta ainda mais a sensação térmica. Entre Maio e Novembro é a época das chuvas, nos demais meses, o sol brilha forte e chove pouco.
Hotéis
A melhor região para se hospedar em Cartagena é na famosa Cidade Amuralhada, apesar de ter as diárias mais elevadas. Estará perto das principais atrações, dispensando a necessidade do uso de transporte. Pode ser um pouco mais distante das praias, mas Cartagena não tem praias bonitas nas redondezas.
É impressionante a quantidade de hotéis luxuosos localizados no Centro Histórico. Conheci vários e fiquei encantada com todos! Por este motivo a minha lista de sugestão é bem extensa.
Em Bocagrande, é uma área mais moderna e bem turística, tem praia. Possui bons hotéis com vista para o mar. Porém, optar por uma estadia em Bocagrande tem como desvantagem a distância do bairro às principais atrações da cidade. Isto faz com que o turista dependa constantemente dos táxis, que circulam sem taxímetro em Cartagena.
Sofitel Legend Santa Clara Cartagena, Calle Del Torno, 39 – 29 Barrio San Diego, San Diego
Considerado o melhor hotel de Cartagena, com localização privilegiada no bairro de San Diego, ao norte da cidade amuralhada. O edifício que abriga hoje o luxuoso Hotel Santa Clara, foi construído em 1621 para ser o “Convento de Santa Clara de Assis”, lar da ordem carmelita. Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, o hotel que possui pouco mais de duas décadas de funcionamento.
Proporciona um equilíbrio harmonioso entre o estilo colonial espanhol e o luxo francês da rede Sofitel. Possui 122 quartos construídos no prédio contemporâneo em anexo, com varandas e vista para os jardins do hotel ou para o mar do Caribe. Dispõe de uma piscina para refrescar do calor de Cartagena.
O hotel tem 2 restaurantes: o El Claustro, que serve cozinha internacional, e o 1621, com pratos regionais requintados.
Casa Pestagua Relais Châteaux, Centro Calle Santo Domingo n.º 33-63, Centro Histórico
O hotel ocupa uma impressionante mansão aristocrática do Século XVIII, de propriedade do Conde de Pestagua. Com localização privilegiada na cidade muralhada, próximos de ótimos restaurantes. Com apenas 11 suítes exclusivas, confortáveis e bem decoradas.
O café da manhã maravilhoso, feito exclusivo e no horário que o cliente deseja. Além dos pratos tradicionais (ovos mexidos, omelete, panquecas) servem também pratos típicos como as Arepas e um bolinho de mandioca. A equipe do hotel é fantástica!
Dispões de um ótimo restaurante, o Amadeu.
Hotel Casa San Agustin, Calle de la Universidad 36-44 Centro Histórico, Centro
Um luxuoso e ao mesmo tempo descontraído hotel butique, que faz parte da Leading Hotels of the World. Está situado dentro da cidade amuralhada, em uma casa colonial restaurada, que evoca a rica história da cidade do Século XVII.
Seus 20 quartos e 11 suítes lindamente decoradas preservam o autêntico estilo colombiano, enquanto incorpora os serviços e comodidades modernas para os viajantes de hoje. Possui uma piscina, pequena e aconchegante, ótima para aliviar o calor de Cartagena. Serviço impecável, funcionários muito atenciosos. O restaurante Alma, em anexo, sem dúvida um dos melhores de Cartagena.
O aroma das dependências do hotel também são marcantes e tudo muito bem pensado para deixar o local ainda mais charmoso!
Hotel Noi Cartagena 1860, Playa del Triunfo, Centro Histórico Cra. 2 n.º 32-50, Centro
Hotel novo, três anos de inaugurado, está instalado num belíssimo casarão. Situado na cidade amuralhada, próximo das principais atrações. O hotel tem apenas 7 quartos (2 no primeiro andar e 5 no segundo andar), confortáveis e bem equipados. Café da manhã delicioso é servido à la carte com duas opções “americano” ou “Cartagenero”.
Possui uma piscina pequena na cobertura, mas ajuda muito com o calor de Catagena e de lá se vê o lindo por do sol. A equipe é muito atenciosa.
Anandá Hotel Boutique by Hoteles Cosmos, Calle del Cuartel 36-77, Centro
É um hotel butique em estilo colonial da época, sem esquecer o luxo de um hotel projetado para os dias de hoje. Ótima localização, bem no centro da cidade histórica, com lojas e restaurantes a uma curta distância do hotel.
Quartos confortáveis, bem decorados. O café da manhã, por não ser Buffet, fica restrito a algumas escolhas. Possui uma piscina ao ar livre e spa e centro de bem-estar. A equipe não fala bem o inglês.
Hotel LM A Luxury Boutique Hotel, Centro Historico, calle de la Mantilla n.º 3-56, Centro
Hotel charmoso e pequeno, com apenas sete quartos, bem localizado na cidade murada. As acomodações são amplas, bem decoradas e com muito conforto. O terraço possui uma jacuzzi com uma vista linda para a torre da catedral. Funcionários muito atenciosos e educados, um serviço quase que exclusivo.
Casa La Cartujita, Centro Histórico, Barrio San Diego Calle del Curato #38 – 53, Centro, 130001
Hotel lindo, pequeno e charmoso hotel localizado em San Diego, no centro histórico de Cartagena. As instalações, apesar de não serem muito amplas, sete quartos apenas, são decoradas com bom gosto.
Possui uma pequena piscina, um local para relaxar do calor de Cartagena. Esta acomodação é avaliada pelo melhor custo-benefício em Cartagena de Índias!
Casa Cochera del Gobernador, Calle Cochera del Gobernador n.º 33 -23, Centro, 130001
O hotel charmoso, localizado na parte histórica de Cartagena com as principais trações a uma curta distância. O ambiente é uma combinação perfeita de luxo colonial chique e moderno.
Os quartos são espaçosos e muito confortáveis. Muito bom café da manhã, frutas frescas, sucos, pães e pratos com ovos. A equipe é muito simpática e atenciosa.
Hotel Casa Don Sancho By Mustique, Centro Historico, Calle Don Sancho n° 36-126, Centro
O hotel pequeno e bem localizado, no coração da cidade murada, próximo aos restaurantes, museus e bares. Ao mesmo tempo a rua é muito tranquila e charmosa. O hotel é em um lindo casarão colonial, bem decorado, com piscina, o que é útil devido ao calor da cidade.
Os funcionários são extremamente atenciosos e prestativos e oferecem serviço personalizado. Café da manhã muito gostoso, preparado na hora. São apenas 6 quartos grandes e confortáveis.
Alfiz Hotel, Cochera Del Gobernador n.º 33-28, Centro
Hotel pequeno em um casarão colonial, possui uma localização excelente dentro da Cidade Muralhada. São apenas oito quartos, o que propicia uma experiência única com muito mais personalidade do que nos grandes hotéis de rede.
Ao chegar, os hóspedes são recebidos com um refrescante drink de boas vindas e toalhinhas frias, o que fez a diferença no calorão de Cartagena. O café da manhã é delicioso e feito na hora, de acordo com o gosto do hóspede.
Embora pequena, a piscina é ótima para refrescar do calor em Cartagena.
Esta acomodação é avaliada pelo melhor custo-benefício em Cartagena de Índias!
Principais atrações
Cidade Amuralhada
É a grande atração de Cartagena, uma das mais preservadas muralhas do mundo conforme a UNESCO. Construída para defender a cidade após o ataque do lendário Sir Francis Drake, no Séc XV.
Caminhar sobre as muralhas é um dos melhores passeios, permite ver a cidade de diferentes ângulos. De preferencia termine o seu passeio no Café del Mar e veja o pôr do sol, o cenário é belíssimo!
Dentro da cidade murada, as atrações são todas bem próximas, dá para conhecer tudo à pé.
Com suas casinhas coloniais coloridas e varandas floridas, ruas estreitas, igrejas e praças. Hoje o centrinho abriga os melhores restaurantes, hotéis mais charmosos da cidade, lojas, e museus.
Camellón de los Mártires
Também conhecida como Plaza de los Mártires, está localizada entre o Centro Histórico e o bairro Getsemaní, em frente à Porta do Relógio.
A praça foi construída em memória aos homens que lutaram pela independência de Cartagena e foram executados pelo espanhol Pablo Morillo, em 24 de fevereiro de 1816.
No centro da praça, o monumento “Noli Me Tangere” em latim significa Não me Toques, retrata uma mulher guerreira, levantando sua mão para a baía contra os inimigos de Cartagena.
Próximo a praça, está o importante Centro de Convenções de Cartagena, que deu um marco de interesse para o Píer dos Pégasos e a Baía de Cartagena.
Puerta del Reloj (Porta do Relógio)
Também chamada de Torre del Reloj ou Boca del Puente é a porta original da cidade fortificada, desde 1631. Anos depois, foi destruída pelo Barão de Pointis e em 1704 foi reconstruída pelo engenheiro Juan Herrera y Sotomayor. Era a única entrada dentre os 13 quilômetros de muralha que protegia a cidade.
O nome “Puerta del Reloj” se originou de um relógio trazido dos Estados Unidos, em 1874, e que foi instalado sobre a entrada da cidade amuralhada. Após 63 anos foi substituído pelo atual, importado da Suíça.
Já o nome “Boca del Puente”, usado mais frequentemente entre os nativos da cidade, deve-se ao fato de que, durante a época colonial, havia uma ponte levadiça sobre o canal de San Anastasio. Esta ponte ligava a cidade murada ao lendário bairro de Getsemaní. Além disso, a ponte servia para a defesa da cidade, impedindo o acesso de corsários e piratas.
Ao atravessar as arcadas da torre, você encontrará a Plaza de los Coches, e uma estátua de Pedro de Heredia, fundador de Cartagena.
Plaza de los Coches (Praça dos Carros)
É a primeira praça ao atravessar a Porta do Relógio, já dentro da cidade amuralhada. Os prédios coloridos o redor da praça, preservam a arquitetura colonial espanhola. A passarela de arcadas, na lateral da praça, oferecem uma boa sombra e abriga barracas de doces e vendedores locais.
No “Portal de los Dulces” (Porta dos doces) vendem doces tradicionais, como “panelitas” (doce típico à base de leite), suspiros, “melcochas” (doce típico à base de mel ou açúcar, feito na panela), muñecas de leche (bonecas de leite), chancacas (doces de coco) e “cocadas blancas”.
Em março, a Plaza de los Coches é palco do Festival de los Dulces.
A praça, atualmente tem muitos turistas e ambulantes. É o ponto de encontro de charretes para um passeio no centro histórico da cidade. No centro da praça fica uma estátua do fundador de Cartagena, Don Pedro de Heredia.
Esta praça foi nomeada de várias maneiras ao longo de sua história.
Primeiro ficou conhecida como “o Juiz”, porque, o advogado em direito, Dom Francisco de Santa Cruz, morava em uma casa na esquina da praça. Mais tarde, a praça tornou-se o local de venda de negros africanos que vieram para a cidade como escravos e recebeu o nome de “Plaza del Esclavo”.
No final do Século XVI, mercadores se instalaram em um dos lados da praça, onde ofereciam os mais variados produtos e seu nome foi substituído por “Plaza de Mercaderes”. Anos depois, a venda de ervas foi autorizada em um canto da praça, então as pessoas começaram a chamá-la de “Plaza de Yerba”.
No final do Século XIX passou a ser chamada de “Plaza de los Coches” por um decreto do prefeito que permitiu o estacionamento dos carros em frente ao Portal dos Doces. Finalmente, por ocasião da assinatura do tratado fronteiriço colombiano-equatoriano de 1919, o Cabildo emitiu um padrão para renomeá-la como Praça do Equador. No entanto, os moradores continuam a chamar Plaza de los Coches.
Plaza de La Aduana (praça da alfândega)
A maior praça e a mais antiga da cidade de Cartagena. Nos tempos coloniais, funcionava como praça de armas, visto que, ao seu redor foram instalados edifícios governamentais e administrativos.
Nesta praça está a casa onde morou o fundador de Cartagena, Pedro de Heredia, e uma estátua em homenagem a Cristóvão Colombo.
Neste local você encontra restaurantes, bancos e lojas de câmbio. São realizados grandes eventos, como concertos ao ar livre, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena e exibição de luzes de Natal.
Las Bóvedas (Calle Zerrezuela, aberta todos os dias das 8h30 às 18h30.)
Está localizada no norte da cidade amuralhada, entre os fortes de Santa Clara e Santa Catalina.
Esse complexo de 47 arcos e 23 abóbadas foi construído para fins militares durante a independência. É a última obra do período colonial dentro do perímetro fortificado. Serviu como depósito de armas, refúgio de tropas espanholas e prisão.
Desde a restauração, entre 1969 e 1972, Las Bovedas abriga lojas de artesanato, antiguidades e galerias. Um dos espaços mais visitados da cidade.
Passear pelo local, você é constantemente abordado por vendedores ambulantes.
Plaza de Bolívar
Uma bela praça em estilo espanhol, muito arborizada.
Seu primeiro nome foi “Plaza de la Catedral”. Em em 1610, quando o Tribunal da Inquisição foi instalado, foi chamada de “La Heroica” pelo Decreto Real do Rei Felipe III.
Em 2 de fevereiro de 1614, adotou o nome de “Plaza de la Inquisição”, já que foi cenário da primeira sentença por heresia. Já em 1896, com a chegada da estátua do Simón Bolívar, libertador e fundador da Gran Colombia, a praça foi rebatizada, sendo até os dias de hoje conhecida com “Plaza de Bolívar”.
Hoje é ponto de encontro dos “cartageneros”, tem bancos para descansar à sombra das árvores. De um lado dessa praça fica o Museu do Oro Zenú e do outro o Palácio da Inquisição.
Catedral Santa Catalina
Localizada ao lado da “Plaza de Bolívar”, a Catedral é uma das mais antigas igrejas episcopais das Américas. Dedicada a Santa Catalina de Alexandria, foi inspirada nas basílicas da Andaluzia e das Ilhas Canárias.
Composta por três alas e divididas por colunas, começou a ser construída no ano de 1577 e foi concluída 84 anos mais tarde. Um destaque em seu interior é o altar-mor com detalhes em ouro; já no exterior, a catedral é bela durante o dia ou noite, sendo possível vê-la de toda a cidade amuralhada.
Museo del Oro Zenu
O museu do ouro de Cartagena está localizado em frente à Plaza Bolivar, é gratuito e tem apenas uma pequena coleção de artefatos. Parece que o maior interesse é dos vendedores de esmeraldas que têm uma loja acoplada e que, por uma oportunidade de venda, servem até de guia no museu.
Aberto de terça à sábado das 9h às 17 e aos domingos das 10h às 15h), que só fecha às segundas feiras.
Museu Histórico de Cartagena (Palácio da Inquisição)
O Palácio da Inquisição é uma construção do período colonial que hoje abriga exposições da história de Cartagena e da inquisição.
Desde 1610 este edifício foi sede do “Tribunal de Penas del Santo Oficio”, que condenava e torturava pessoas por heresia, bruxaria, bigamia entre outros. Os inquisidores foram expulsos em 1811, mas foram reinstalados em 1815 pelas tropas espanholas de Pablo Morillo. O tribunal continuou até 1821
Hoje, o museu exibe uma coleção de instrumentos de tortura, utilizados nesse período. No andar de cima, o visitante tem acesso a um acervo, pequeno, mas interessante, que conta momentos importantes da história da cidade. Tais como, o passado indígena e a chegada dos espanhóis nesta parte do Caribe. Tem também, uma pequena sala onde há um vídeo sobre a história de um condenado por heresia
A entrada custa 20.000 COP, próximo de R$30,00 por pessoa e quando eu fui não tinha guia no local. O museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados, das 10h às 16h.
Plaza de Santo Domingo
A praça mais animada de Cartagena, com vários restaurantes, cafés e bares. Além dos turistas, tem músicos, dançarinos e outros artistas que apresentam seus espetáculos.
Abriga a escultura do mestre Fernando Botero, chamada de Figura Reclinada nº 92, 9 (La gordita) bem em frente à Igreja de Santo Domingo. A miniaturas também são oferecidas pelos ambulantes, mas cuidado, vi algumas sendo pintadas de bronze. Infelizmente não consegui tirar uma foto, sempre tinha um turista como modelo. Reza a lenda que todo homem que tirar uma foto tocando os seios da estátua terá sorte o ano todo.
A igreja de Santo Domingo é a mais antiga de Cartagena, construída no final do Século XVI e só tem uma torre porque nunca foi terminada.
Em seu interior tem uma imagem de Cristo esculpida em madeira do século XIX e uma Virgem Maria com coroa de ouro e esmeraldas. Segundo uma lenda, dos tempos coloniais, a cúpula da igreja foi atacada por uma criatura maligna, mas sem sucesso, caiu no poço da praça transformando a agua pura em água de enxofre.
Plaza de San Pedro de Claver
A praça briga uma igreja Século XVII e um museu do mesmo nome. A igreja foi dedicada a São Pedro Claver, o monge da Ordem dos Jesuítas, um grande defensor dos direitos dos escravos. Os restos do missionário são conservados em uma una urna do altar-mor.
O museu funciona em um antigo claustro colonial, ao lado da igreja, onde viveu e morreu o jesuíta San Pedro Claver. Atualmente o museu expõe uma coleção arqueológica pré-colombiana.
A praça é cercada por bares (El Baron é excelente), restaurantes, joalherias e lojas de artesanato. Ali ficam expostas algumas esculturas feitas de sucata assinadas pelo artista Enrique Grau.
Teatro Adolfo Mejía, Cr 4 # De La Merced 3638 Carrera 10 Centro
o Teatro Heredia, oficialmente conhecido como Teatro Adolfo Mejía, é um dos mais belos prédios históricos da Colômbia. Fundado em 1905 sobre as ruínas da Igreja de ”La Merced”, que havia sido abandonada durante as guerras da independência.
O projeto foi inspirado no teatro Tacón em Havana. Inaugurado em 1911 com o nome de Teatro Municipal, celebrando o primeiro centenário da Independência de Cartagena da coroa espanhola (11 de novembro de 1811). Em 1933 foi renomeado para Teatro Heredia, em homenagem ao fundador de Cartagena, para comemorar o IV Centenário da fundação da cidade.
Foi na década de 20 que alcançou seu maior esplendor. Com o passar dos anos o prédio foi se deteriorando e em 1970 o teatro acabou fechando suas portas.
A restauração foi de 1987 a 1998, e foi assinada pelo arquiteto Alberto Samudio Trallero, que recebeu o Prêmio Colombiano de Arquitetura, na categoria Restauração.
Reabriu em 31 de julho de 1998 com o recital da mezzo-soprano colombiana Martha Senn e a apresentação da Orquestra de Câmara por Frank Preuss. Neste mesmo ano, o teatro passou a ser chamar Teatro Adolfo Mejía, em homenagem a um dos melhores músicos e compositores do Caribe.
Hoje o Teatro Heredia permanece conservado, tem capacidade para 643 pessoas e é aberto para visitação. A visita ao teatro é feita de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Passeio de Chiva
É um dos passeios mais tradicionais da cidade, feito em um ônibus colorido e com laterais abertas sem vidros, as Chivas. Durante quase 5 horas, faz um tour pela cidade, passando por alguns dos principais pontos turísticos.
Sai todos os dias da Torre do Relógio entre 13h30 e 14h. O passeio passa por Bocagrande (um bairro moderno e com praia), pelo monumento Zapatos Viejos (Sapatos velhos, escultura em homenagem ao famoso poeta cartagenero, Luis Carlos López), pelo Convento de La Popa (com uma linda vista da cidade), pelo Castelo de San Felipe de Barajas e termina nas Bóvedas, dentro das muralhas. Em todas as paradas, todos descem e andam juntos, com o guia. Custa 45.000 COP por pessoa.
Rumba en Chiva
O Rumba en Chiva é uma sensação em Cartagena, um city tour com festa. O ônibus colorido sai pela cidade enquanto os passageiros se divertem ao som da rumba, tomando cervejas e cuba libre à vontade.
O passeio é comandado por um guia turístico que tem como principal objetivo entreter e animar a festa. Com algumas paradas rápidas no meio do caminho, o destino final é, em geral, a cidade murada.
O tour pode ser reservado diretamente com o seu hotel ou comprado em agências de turismo (no centro histórico tem algumas) ou através do site.
Convento Santa Cruz de la Popa
Está localizado no topo do Monte Popa, com uma vista panorâmica da cidade. A cerca de 20 minutos de carro da Ciudad Amurallada, a área histórica de Cartagena, o convento é um dos pontos turísticos mais procurados. O belo claustro florido e a igrejinha consagrada à Virgen de la Candelaria também valem a visita. A entrada custa 10.000 pesos colombianos para adultos (5 dólares) e 8.000 para crianças. O convento abre todos os dias, das 8:30 às 17:30.
Bocagrande
Bocagrande é um bairro residencial moderno, com arranha-céus, resorts, lojas de grifes, shoppings e escritórios. Do alto, no avião, parecia que eu estava pousando em Miami.
É outra alternativa de hospedagem em Cartagena, embora não seja o bairro que eu recomendo, está a cerca de 10 minutos de carro do centro histórico.
A principal praia de Cartagena está em Bocagrande. Não é uma praia bonita, mas para quem estiver hospedado lá, pode ser uma opção. A água não é cristalina, por causa da areia escura, mas é bem quente.
Castillogrande
É também um bairro residencial, com a praia mais descontraída do que sua vizinha Bocagrande. As águas são um pouco mais calmas, mas o mar não é tão limpo devido às atividades do porto.
Getsemaní
Getsemaní está localizado ao lado da cidade amuralhada, no passado foi uma região degradada, onde predominavam a violência, a prostituição e o tráfico de drogas. Hoje é um bairro boêmio e alternativo.
Como não há mais espaço para construir dentro das muralhas, a rede hoteleira está se expandindo para o bairro vizinho Getsemani. Nas últimas décadas o bairro vem se transformando e seus casarões antigos virando hostels descolados e hotéis mais acessíveis.
Caminhando pelo bairro você encontrará casas coloniais coloridas, bares, restaurantes e muita arte urbana (street art), grafites com cenas da cultura caribenha.
E, ainda, três igrejas e edifícios coloniais:
“Iglesia de la Tercera Orden“, construída entre 1730 e 1735, localizada na esquina da Calle Larga, onde os militares receberam sua honra antes de serem enterrados.
“Igreja de San Francisco e o Convento construído em 1555, que serviu de residência para os inquisidores que chegaram a Cartagena em 1610. Atualmente funciona como um centro comercial; e
“Iglesia de la Santísima Trinidad“, fundada em 1643, está localizada na Plaza de la Trinidad. É reconhecida como a base das ações para a independência de Cartagena. Hoje tem uma escola para os jovens do bairro. Observem as estátuas que celebram a independência da Colômbia.
Ao contrário de anos atrás, o bairro já não é tão perigoso, mas ainda assim, não é bom circular desatento pelas ruas à noite. Para ficar hospedado em Getsemaní, prefira os hotéis localizados no entorno da Praça da Santíssima Trindade, o coração do bairro.
Restaurantes em Getsemaní
Red Knife, Getsemaní, Calle Larga 24 n º 8B-58 +57 5 660 5831 +57 312 277 7430
O Red Knife é um restaurante de luxo com toques rústicos. Faz parte da oferta gastronômica da renomada cadeia internacional Karisma Hotels & Resort. Sua especialidade é carne da mais alta qualidade, com cortes importados e suculentos. É o único restaurante de Cartagena com “Certified Angus Beef® ouro selo”, concedido pela Associação de gado Angus EUA. E, além disso, oferece excelentes pratos de frutos do mar.
RM Restaurante Sport Bar, Calle de la Sierpe #29-06, Cartagena 130001, +57 5 6600056
Localizado na sede oficial do clube do Real Madrid em Cartagena. Os comensais podem desfrutar do melhor da comida caribenha e mediterrânea, enquanto assistem esportes na companhia de sua família e amigos.
La Casa de Socorro, Calle Larga, Getsemani, Cartagena +57 5 664 4658
O ambiente é descolado, paredes coloridas e mesinhas rústicas de madeira. Especializado em peixes e frutos do mar.
Fama Bar Fusión, Cra. 10b #25-46
Sua culinária internacional, especializada em peixes e frutos do mar. O restaurante utiliza uma grande variedade de molhos sem conservantes ou corantes, alcançando sabores naturais. No bar há uma variada oferta de coquetéis. O restaurante tem três ambientes: o bar, pátios abertos e um terraço para um jantar agradável.
Bares
Café Havana Calle 30 com Cra. 10
Pedacinho de Cuba em Cartagena, a casa tem decoração temática, você vai se sentir em Havana. É muito turístico, tem um conjunto ao vivo, uma boa salsa e mojitos. Porém, infelizmente, eles permitem a entrada até o limite da capacidade de lotação da casa, o que torna o ambiente muito quente e sem espaço pra dançar. A reserva da casa é somente até às 22h e a banda começa pontualmente às 23:15h. A entrada é 30.000 pesos, em torno de R$ 40,00 e os drinks são caros.
Bazurto Social Club, Getsemani, Av. del Centenario, Cra 9 #30-42, Cartagena
Um bar pequeno com música latina ao vivo e aula de dança. Um dos bares que Gabriel Garcia Marquez frequentava. Comida boa e preço justo dos pratos e bebidas. Ótima opção para conhecer a noite colombiana e dançar o champeta, vem de uma fusão de ritmos africanos e caribenhos. Devido a popularidade do estabelecimento costuma ficar um pouco cheio, mas mesmo assim o lugar tem uma energia sensacional e muita diversão.
Aberto de quinta a sábado, das 19:00 às 3:00,
Demente, Plaza de la Trinidad, Getsamaní
Com design minimalista e moderno, junto a sua estrutura rústica original preservada, esta casa no coração do bairro de Getsemaní, oferece cervejas artesanais. Para acompanhar, deliciosos tapas espanhóis com toques caribenhos, pizzas do forno a lenha.
Islas del Rosario
É um arquipélago formado por 28 pequenas ilhas, a cerca de 45 minutos da cidade. É o parque nacional mais popular da Colômbia. A atração principal é o Oceanário, um aquário formado de piscinas de corais, onde vivem os animais. Tem diversos tipos de peixes, tartarugas marinhas, golfinhos e até tubarões, e ainda, show dos golfinhos.
A Praia do Rosario é a praia principal, onde se juntam todos os barcos para os passeios em grupo, se tornando uma praia superlotada. Não indico!
Isla Agua Azul
O mar é de um azul lindo e a temperatura da água é bem quente. Um destino mais tranquilo.
Playa Blanca de Baru
A Playa Blanca com areia branca e o mar azul é acessível por terra e mar.
Alguns dizem que vale a pena a visita, outros não recomendam, não conheci. Nos fins de semana e na alta temporada a praia fica lotada, muitas lanchas e vendedores ambulantes insistentes. As barracas são improvisadas, há poucas opções de alimentação.
Um barco privado é a melhor opção para você poder conhecer cada ilha com o tempo que você julgar necessário. E ainda, você pode escolher o seu roteiro, procurando tranquilidade e exclusividade, e não ter que transformar esse passeio em um pesadelo.
Compras
As Wayuu Bags, bolsas coloridas tecidas à mão pelas talentosas artesãs indígenas que vivem numa península da Colômbia, chamada La Guajira. As bolsas estão disponíveis em boutiques e também em vendedores de rua dentro da Ciudad Amurallada. Wayuu Bags no Brasil chegaram a custar R$ 670,00 na Farm.
O café colombiano é especial, vale a pena comprar e levar para a casa. A cafeteria mais conhecida de Cartagena é a Juan Valdez Cafe. Hoje com lojas na Espanha, Estados Unidos e outros países da América Latina como Chile e Equador. Os cafés são deliciosos, existem vários tipos: o original, mais forte, mais suave, café gourmet, com toque picante, entre outros. Todos possuem certificados de sustentabilidade.
Esmeralda
Cartagena também é conhecida pelas suas esmeraldas. As esmeraldas e a prata em Cartagena tem um preço muito mais barato que no Brasil, você encontra por toda cidade lojas que vendem esmeraldas e prata, com um bom preço e certificado.
Outro local interessante de visitar (e comprar) é o Museo de La Esmeralda, Calle Don Sancho, Ciudad Amurallada, Cartagena. Através de uma visita guiada, você pode conhecer as diferentes fases pelas quais passam uma esmeralda, desde a origem até a sua comercialização. E uma lojinha ao lado para comprar esmeraldas.
Sempre que for comprar algo, negocie o preço, é possível conseguir bons descontos.
Tennis, C.C. Paseo de La Castellana. Calle 30 #30-31. Local 193-195 – Ciudad Amurallada, Cartagena
Uma rede de lojas colombiana super conceituada, que vende roupas e acessórios para homens e mulheres de estilo casual, com preços acessíveis. Dentro da Ciudad Amurallada, existem duas lojas e uma em cada shopping, no Caribe Plaza e no Mall Plaza El Castillo.
St. DOM, Calle Santo Domingo 33-70 Cartagena de Indias Tel. (57) 16354380
É uma linda boutique de 700m2 de luxo e design multimarca. Localizada no coração de Cartagena das Índias, em uma casa de estilo colonial com 300 anos de história. Um andar dedicado à moda prêt-à-porter, acessórios de luxo como sapatos, bolsas e jóias. Além de utensílios domésticos, artesanato, livros e entretenimento.
Las Bóvedas
É um local turístico para realizar compras, é um mercado de souvenires. Aqui você encontra artesanatos, lembranças, bolsas, esmeraldas e várias outras coisas.
Gastronomia
Além da beleza, Cartagena é uma cidade que oferece uma rica experiência gastronômica. É um destino dos “gastroturistas” ou, em inglês, “food trotters”, um grupo de viajantes atraídos pela experiências etílicas e gastronômicas de uma cidade.
Receitas tradicionais da culinária caribenha, mesclada com africana, criam pratos inovadores. Esta experiência gastronômica são oferecidas nos restaurantes sofisticados de Cartagena.
As principais comidas típicas de Cartagena:
Arepas, são parecidas com uma panqueca (redondas e achatadas), cuja massa é feita com farinha de milho (maíz). Geralmente é frita, mas pode ser assada e com recheios de queijo, ovo ou carne. É presença certa no café-da-manhã (muitas vezes substituindo o pão), em lanches, como acompanhamento de alguns pratos.
Plátanos, é uma fruta parecida com banana-da-terra quase nada doce. Com ele se faz os Patacones – plátano verde amassado em forma de placa, frito ou assado, bem crocante, que acompanha muitos pratos salgados;
Patacones são chips de plátanos verde amassado, que podem ser assados ou fritos. Bem crocantes, que acompanha muitos pratos salgados ou podem ser servidos como aperitivos;
Arroz com coco ou arroz de coco, é delicioso! Servido como guarnição, em duas versões, “queimado” (mais escuro) e branco. É um arroz agridoce, feito com leite e óleo de coco, açúcar mascavo (que dá o tom marrom) e passas. Você encontra em praticamente todos os restaurantes da cidade.
Ajiaco, sopas cremosas, com batatas, frango e creme de leite
Molho aji, molho com pimenta aji e ervas, pode ter abacate também.
Sobremesas, são os doces tradicionais, como o arequipe (doce-de-leite) e cocadas.
Frutas: lulo, corozo (parece uma uva, mas é muito ácida e não se consume pura, só em sucos e sorvete), granadilla e curuba (essas 2 são da família do maracujá), feijoa (parece uma goiaba branca), borojo, papayuela, caimito, tomate de árbol, tamarindo, gulupa, mamoncillo, uchuva, pitaya. Outras frutas são conhecidas nossas, mas possuem outros nomes: guanábara (graviola), mamey (abricó), zapote (sapoti), fresa (morango), sandia (melancia), anón (fruta-do-conde).
Limonada de coco, bebida refrescante, originaria de Cartagena, mas tornou-se popular no Caribe. É feita com creme de coco (crema de coco), como não temos no Brasil, pode utilizar leite de coco.
Mangobiche, suco que mistura manga verde com sal e suco de limão.
Cervejas: As cervejas mais populares são Aguila (e Aguila Light) e Club Colombia, que estão no nível das nossas Brahma-Antarctica. Há ainda a Costeñita, e as artesanais, principalmente da BBC (Bogotá Beer Company) e Apóstol.
Restaurantes
El Claustro, Sofitel Santa Clara, Calle Del Torno 39-29 Barrio San Diego 39-29 +57 56504700
Também chamado de “The Cloister” em inglês, está localizado no luxuoso Sofitel Santa Clara. Na cozinha e padaria do antigo convento, em um ambiente acolhedor e uma atmosfera casual. Oferece um menu inovador onde você poderá saborear a cozinha local e internacional. Por ter pratos mais sazonais e frescos, o menu não tem tantas opções, porém são pratos deliciosos, além de uma boa carta de vinhos e ótimos drinks.
No centro da sala há um grande buraco aberto no chão, que servia de poço de água antes de ser um convento e um hospital. A anfitriã explica em detalhes o significado do poço, oferecendo uma pequena lição de história.
Sugiro reservar uma mesa na área externa, é mais agradável.
O antigo refeitório do convento abriga hoje o premiado restaurante 1621.
1621, Carrera 8, quase na esquina com a Calle 39 – dentro do Sofitel Santa Clara
Instalado no incrível Hotel Sofitel Santa Clara, foi classificado como um dos cinco melhores restaurantes da Colômbia. O nome, 1621, se refere a data de construção do antigo convento que existia no local. Lindo e sofisticado, o ambiente é um dos pontos que merece destaque. O salão principal, climatizado, mantem um ar antigo e as mesas no jardim, à luz de velas, tornam a atmosfera romântica.
O local é comandado pelo chef Dominique Oudin e funciona apenas à noite. O cardápio combina técnicas da culinária francesa com ingredientes mais frescos da costa colombiana. O restaurante recebeu cinco vezes o prêmio no prestigiado “Wine Spectator Award of Excellence” com vinhos do velho e novo mundo.
Para conseguir uma mesa na área climatizada é aconselhável fazer uma reserva. No restaurante não é permitido bermuda, chinelo ou regata, não precisa ser social, mas tem essas restrições por conta do ambiente mais requintado.
El Santíssimo, Calle del Torno Nº 39-62 – +57 5 660 1531 +57 314 541 2117
O El Santíssimo está localizado próximo à Plaza de Las Bovedas, dentro da Cidade Murada, em frente ao hotel Sofitel Santa Clara. Um dos restaurantes mais indicados em Cartagena, tanto que só se consegue jantar nele mediante reserva muito antecipada. O restaurante foi inaugurado em agosto de 1998, comandado pelo chef Federico Vega, especializado em gastronomia caribenha, com técnica da culinária francesa.
No cardápio todos os pratos têm nomes inspirados em diferentes aspectos da religiosidade, como pecados capitais, santos, orações, festividades e rituais. A inclinação religiosa do restaurante também está presente na decoração de seus salões.
São dois turnos por noite, 19h e 21h30, com a possibilidade de escolher entre menus de degustação ou pratos a la carte.
Carmem e Moshi, Calle 38 # 8-19, Calle Del Santisimo, Cartagena +57 5 6645116
O restaurante Carmen como também o Moshi estão localizados dentro do Hotel Boutique Anandá, porém oferecem propostas gastronômicas diferentes.
Uma bela casa colonial em Cartagena abriga o restaurante Carmem, um verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia. Sua culinária contemporânea, criada com ingredientes da mais alta qualidade e focada em frutos do mar, resulta em pratos que parecem obras de arte. O seu bar é um grande sucesso! É aconselhável fazer reserva.
Devido a uma grande paixão pela comida asiática, nasceu o Moshi, dos mesmos criadores do restaurante Carmen. O menu é inspirado na culinária japonesa, combinada com ingredientes colombianos e produtos locais da costa caribenha. Em um ambiente elegante, moderno e exclusivo, o foco está no menu de degustação do Omakase, que inclui sushi, ramen, carne, peixe e arroz. No salão ao ar livre ou no sushi bar em frente à cozinha, Moshi garante uma experiência inesquecível, requintada e deliciosa.
Donde Olano, Calle Santo Domingo #33-81 +57 5 66 47 099
Localizado no coração da Cidade Murada. Chegamos no local sem indicação anterior, simpatizamos com a entrada e fomos surpreendidos, restaurante lindo, equipe simpática e comida deliciosa!
O restaurante possui dois ambientes, sendo um externo e outro interno com ar condicionado. Adorei ficar em uma mesa no jardim, a temperatura estava super agradável. Um lugar tranquilo, música excelente, um verdadeiro oásis no centro histórico.
O cardápio é variado, mas a especialidade são frutos do mar frescos, marinados em molhos crioulos das Antilhas Francesas, maravilhoso! Achei a comida mais gostosa do que alguns restaurantes famosos e muito mais caros. A relação custo/benefício é muito boa.
Chegamos no restaurante tarde, depois das 22:00 e fomos muito bem atendidos por uma equipe muito atenciosa.
Juan Del Mar, Plaza de San Diego n.º. 8-12 +57 5 664 2782
Está localizado em uma casa colonial construída em 1600, foi restaurada pelo designer Ignacio García, preservando sua arquitetura original.
Juan del Mar é um ícone na vibrante praça de San Diego, na Cidade Murada. São três restaurantes juntos, Juan del Mar Restaurante, Juan del Mar Pizzaria Gourmet e Juan del Mar Mesa Peruana. O Juan del Mar é especializado em frutos do mar, os pratos são criativos e bem servidos.
As noites são alegres, com músicas ao vivo em uma atmosfera festiva ao ritmo cubano com toques caribenhos.
Alma, Hotel Casa San Agustín, Calle de la Universidad # 36 – 44
O sofisticado restaurante Alma está situado no hotel Casa San Agustín. Comandando pelo chef Heberto Eljach, um defensor da cozinha colombiana autêntica, graças à dedicação em preservar ingredientes e receitas locais com técnicas de alta gastronomia. Ele procura estimular os sentidos de seus convidados, através dos sabores, olfatos, cores e texturas que contribuem para uma apresentação criativa de seus pratos contemporâneos.
Em um ambiente agradável, com mesas ao ar livre, em um encantador pátio central ou no salão, decorado com móveis e acessórios feitos na Colômbia.
É necessário fazer reservas. O restaurante é caro, porém vale o custo benefício.
La Cevicheria, Calle Stuart n.º 714 +57 5 660 1492
Localizado no bairro de San Diego, dentro da cidade amuralhada de Cartagena. É um restaurante super recomendado em Cartagena, desde sua abertura em 2001 é conhecido como “Paraíso de Ceviche”. Em um ambiente pequeno e descontraído, oferecem culinária mediterrânea em versões criativas e os mais frescos ceviches colombianos.
Além dos ceviches, os pratos quente também são um sucesso. O restaurante também tem um espaço ao ar livre, perfeito para quem quer aproveitar o clima da cidade e observar o movimento das ruas.
Vale ressaltar que o restaurante não aceita reservas, tem que ter disposição para esperar.
Café Del Mar, Baluarte de Santo Domingo,
+57 5 6642945 Abre às 17:00 até às 3:oo da manhã
Localizado no topo da muralha, é um dos lugares imperdíveis de Cartagena. Tem visual incrível para o mar, além da localização privilegiada para admirar o pôr do sol. O ambiente é descontraído, à céu aberto e super badalado, com muita gente jovem e bonita.
O café oferece poucas opções de pratos, porém, o ideal é ficar apenas nos drinks e petiscos, e depois sair para jantar em outro restaurante.
Alguns dias da semana há músicas ao vivo ou djs, quando eu fui, em outubro de 2018, tinha um saxofonista fantástico!
O restaurante funciona das 17h à meia-noite e o bar, das 17h às 3h, todos os dias. A entrada é gratuita, mas os preços cobrados pelos drinks são caros. Vale lembrar que como o lugar é muito concorrido, o ideal é reservar uma mesa.
El Baron, la Plaza San Pedro Claver, Cra. 4 n.º. 31-7
+57 5 664 3105
El Baron é um bar pequeno, com ótima localização, que reúne os mixologistas experientes. Desde que abriu suas portas em 2013, El Barón foi liderando as listas dos “melhores bares de Cartagena”.
Noah Matthies, um mixologista alemão que estudava química na Universidade da Alemanha, se apaixonou por Cartagena e se mudou. Observou que os bares locais tinham coquetéis clássicos e limitados, resolveu inovar o menu de coquetéis.
El Baron ganhou vários prêmios: o Melhor Bar Cartagena 2015, 2016; Prêmios Cocktail Colômbia; Melhor Barman 2015; Melhor Cocktail Clássico 2015; Diageo World Class, Melhor Coquetel/comida emparelhamento Diageo Classe Mundial e o 3º lugar nas finais da Associação Internacional de Bares Panamericanos de 2016.
Para acompanhar os coquetéis, servem tapas, saladas, sanduíches, criativos e deliciosos, ao som de uma trilha sonora perfeita.
El Barón também é conhecido por suas práticas sustentáveis e por trabalhar com a comunidade local.
Alquimico, Calle del Colegio nº. 34-24 Cidade Murada
Localizado em um casarão antigo, este bar evoca a prática antiga da alquimia. O ambiente é temático, lembra um laboratório de química. Cortinas vermelhas, prateleiras com potes de vidro de todos os tamanhos, contendo líquidos coloridos. Um bar quadrado épico e azulejos estampados. E ainda, prometia experiências sensoriais, com destilados, coquetéis, rum e cervejas artesanais. O carro-chefe da casa são os drinks feitos com rum infusionado e outros ingredientes, como frutas ou ervas.
No “rooftop” outro bar a céu aberto que oferece uma carta de drinks a base de “aguardiente”, cachaça colombiana, infusionada.
Epoca Espresso Bar , Carrera 5, nº 34-52, Cidade Murada
Lugar imperdível para os amantes de bom café colombiano, um pouco mais fraco que os cafés do Brasil. Local onde você pode comprar cafés mais seletos da Colômbia, conhecer o processo do café e desfrutar de um espaço acolhedor e vanguardista.
Recomendo a degustação de cafés, os atendentes te explicam com dedicação e cuidado todo o processo de preparo de cada café, conseguirá perceber bem as diferenças entre os grãos. Outra dica, sente no balcão e veja como são preparados os cafés de drinks.
O café da manhã também é delicioso, frutas deliciosas e arepas rellenas perfeitas.
Café San Alberto, Diagonal a la Catedral. Calle Santos de Piedra 3-86, Cidade Murada
Localizado próximo a catedral, é pequeno e muito aconchegante. O perfume do café convida aos seus apreciadores a entrarem neste estabelecimento. San Alberto é o café mais premiado da Colômbia. Sugiro fazer a degustação de cafés, a barista ensina 3 diferentes estilos e métodos de cafés.
La Palleteria, Calle Santodomingo 35 # 03 – 86
Oferece a autêntica receita italiana combinada com os melhores produtos colombianos, resultando nos melhores picolés artesanais da cidade. São quase 40 sabores, entre os quais, muitas frutas exóticas, misturadas com água, creme ou yogurt. Muito bom para amenizar o calor de Cartagena. Como o estoque é reposto depois do meio dia, sugiro passar por lá à tarde, quando você encontrará mais opções de sabores.
Pasteleria Mila, Calle de la Iglesia, 35-76
Camila Vargas ou Mila, como é conhecida em Cartagena, é uma colombiana de Bogotá que em 2006 foi temporariamente à Cartagena, por motivos de trabalho. E, decidiu ficar e realizar seu maior sonho, ter sua própria confeitaria.
Com um ambiente moderno e impecável, a Pasteleria Mila é uma mistura de restaurante com confeitaria. A torta Sinfonia de Coco é a estrela da casa.
Crepes y Waffles, Calle Baloco Edificio Piñeres L-01
É uma ótima opção para variar a gastronomia, além de crepes e waffles, há também saladas e sorvetes sucos variados. Os pratos são super bem apresentados, o ambiente muito agradável e o preço justo. Além do delicioso brunch que acontece todos os sábados e domingos.